Definir o ponto de divulgação certo para uma ação envolve muitos fatores para que se obtenha o resultado mais satisfatório a um cliente.
Ainda que, à primeira vista, pareça que a melhor alternativa seja nos lugares mais caros, nem sempre essa premissa é verdadeira. Afinal, o mais importante é que se atinja exatamente o público-alvo da marca ou campanha.
É certo que, não raramente, isso está ligado a locais com maior concentração ou fluxo de pessoas. Mas, mais do que uma questão de circulação, o sucesso depende, principalmente, do quão bem definida está a estratégia de quem a planeja e executa.
Para isso, o ideal seria que existisse uma forma simples de descobrir, com apenas alguns cliques, onde estão os potenciais clientes com as características desejadas, certo?
E é exatamente isso que a inteligência geográfica permite que o profissional de mídia Out Of Home faça, destacando-se rapidamente da concorrência. Saiba mais a seguir.
Para quem trabalha com este segmento da comunicação, não é novidade que as multidões de pessoas não são todas iguais. Os aeroportos possuem uma dinâmica diferente dos metrôs, por exemplo, assim como ambos não funcionam como um edifício corporativo.
Por isso, é crucial saber exatamente onde posicionar uma mensagem para o público. Entre todas as aplicações desse tipo de estratégia, apenas algumas delas são:
Ainda é necessário levar em consideração as variáveis regionais, pois as leis a respeito da publicidade variam conforme os municípios e estados, além dos recursos tecnológicos e perfis populacionais.
Para tal, um grande impacto nos resultados pode ser sentido quando se tem às mãos um software como o OnMaps, desenvolvido por nós, da Geofusion.
Trata-se de um mapa com informações do país inteiro, tanto de territórios como de mercado e sociodemografia. Por meio dele, as empresas conseguem entender o perfil de seus clientes e os melhores locais para atingi-los.
A ferramenta possui centenas de fontes de dados oficiais, públicas e privadas, que permitem cruzamentos precisos e análises profundas para melhor definição de estratégias.
Um exemplo de grande empresa de Out Of Home que usa o OnMaps para definição de seus pontos de divulgação é a Eletromidia.
A organização atinge mais de 29 milhões de pessoas todos os dias, com mais de 70 mil faces digitais e estáticas distribuídas nas maiores cidades.
Para a Eletromidia, um aspecto relevante em suas estratégias é o transporte urbano. Não é à toa que seus produtos são encontrados nos mais diversos aeroportos e metrôs no País.
Além disso, a Eletromidia também está presente em edifícios tanto comerciais quanto residenciais. E atualmente, todas as áreas de negócios dela utilizam o OnMaps em suas estratégias.
Um caso diferencial de uso da ferramenta é a compreensão das populações no entorno dos metrôs de São Paulo.
Isso porque, embora possuam dados socioeconômicos de cada uma das linhas deste sistema na cidade, disponibilizados pelas concessionárias, ainda assim, é um desafio observar as diferenças entre cada estação.
Para esse tipo de análise, a equipe traça, no OnMaps, uma área de influência no entorno delas para entender melhor a respeito das pessoas que moram e transitam por ali. O resultado fica como na imagem abaixo:
A partir disso, é possível obter informações como renda média dos habitantes, tipos de estabelecimentos comerciais que existem ao redor, faixa etária, gênero e muito mais.
Outro fator relevante também é o PEA Dia, ou seja, a população economicamente ativa durante o dia. Esta é uma metodologia exclusiva da Geofusion.
Com o dado, a Eletromidia estima um impacto sobre 6,3 milhões de pessoas diariamente.
“Trabalhamos com 5 verticais de negócios diferentes e, para todos eles, é uma ferramenta importante, porque a geolocalização é um core muito forte do nosso business”, conta Thales Padron, especialista em Marketing Aplicado na empresa.
Mesmo com focos diferentes, as empresas de mídia têm a opção de encontrar dados bastante relevantes para seus clientes por meio de inteligência geográfica.
Afinal, o OnMaps é usado para as mais diversas finalidades, como expansão de lojas, localização dos melhores varejistas para indústrias ofertarem seus produtos e gestão de territórios de vendas.
Especificamente para comunicação e publicidade, algumas das principais utilidades são:
Isso pensando apenas em cenários altamente restritivos, como os vivenciados em 2020 em decorrência da Covid-19, e que impulsionaram a adesão de muitas empresas aos canais online.
Ainda assim, áreas de marketing encontram formas de se diferenciar não apenas na definição de pontos de divulgação, mas também na elaboração da experiência do consumidor na loja, como no retailment.
Uma vez que a ferramenta possibilita saber, também, o potencial de consumo por categorias de produtos, mapeamento de concorrência, entre outras variáveis, torna-se possível estimar onde é mais provável obter sucesso para os mais diversos tipos de ações.
Desta forma, é uma porta de entrada para contatos e parcerias duradouras, seja com áreas da empresa que precisem compreender melhor o próprio público-alvo, seja com clientes.
Quer saber mais sobre a Geofusion e nossas soluções? Preencha o formulário abaixo para agendar uma demonstração: