Indústria

Como pulverizar as vendas e depender menos das key accounts

Entenda por que bens de consumo devem olhar para estabelecimentos comerciais menores nas ações voltadas à ampliação de market share.


É um cenário bastante comum nas grandes indústrias de bens de consumo: os maiores varejistas, as chamadas key accounts, são seus principais compradores. São poucos clientes, que compram em grandes quantidades.

Claro que vender aos “grandões” do mercado é altamente valioso, mas acontece que, nesses casos, muitas vezes, para a maioria das indústrias, as negociações resultarão na redução do poder de barganha, dependência no volume de vendas e baixa margem de lucro – o custo da venda pode não compensar o valor do pedido ou o lucro gerado.

Portanto, para uma empresa do setor se manter competitiva, conquistar market share e pulverizar seus produtos em uma abrangência imensa, como é o território brasileiro, encontrar novas oportunidades comerciais é fundamental.

Imagine que, no país, 85% dos varejistas são compostos por micro, pequenas e médias empresas. Dá para concluir que, de maneira alguma, o volume gerado por esses pontos de venda menores pode ser ignorado, não é mesmo?

Então, se você trabalha em uma indústria de bens de consumo, nada melhor que contar com soluções inteligentes para localizar estabelecimentos menores e ganhar ainda mais competitividade. É aí que a inteligência geográfica de mercado entra em cena.

Novas oportunidades com a ferramenta ideal

Seja a estrutura da sua empresa formada por vendedores internos, representantes ou distribuidores, o fato é que o planejamento comercial deverá descobrir novos PDVs ou até mesmo oportunidades antes não vistas para a entrada de produtos em clientes já positivados.

Os profissionais de campo esperam receber informações consistentes. Bater na porta de estabelecimentos que, muitas vezes, mudaram de negócio (uma padaria que virou um salão de cabeleireiro, por exemplo) ou, ainda, que nem operam mais, causa perda de tempo, energia e dinheiro tanto para essas pessoas quanto para a companhia como um todo.

A solução encontrada para essa dor comum ao mercado está na ferramenta de geomarketing OnMaps.

Ela oferece uma base com mais de 20 milhões de leads validados periodicamente, incorporada com os dados de atividade econômica da Mastercard. É o mais completo e atualizado conjunto de informações dos estabelecimentos comerciais do Brasil.

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Amostra do filtro disponível no OnMaps, o Market Search, com oportunidades apresentadas no mapa.

No momento de selecionar potenciais PDVs, você pode utilizar critérios como nível de operacionalidade e atividade econômica, informações atualizadas por meio de atributos Mastercard.

É uma forma bastante sólida de atestar a existência e a real atividade dos leads, dinamizando o trabalho da força de vendas no dia a dia. Você mapeia seu mercado, encontra PDVs aderentes ao negócio e encaminha somente as melhores oportunidades ao time de campo.

Quer saber mais sobre a nossa ferramenta de geomarketing? É só baixar o kit abaixo, gratuitamente, e entender como você vai encontrar novos e qualificados varejistas, dispostos a comprar os seus produtos.

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