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Hábitos alimentares saudáveis desafiam a indústria

Written by claudio.goncalves | Aug 4, 2017 10:37:10 AM

Uma pesquisa realizada pela Kantar World Pannel revelou que os brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo, quando se fala em produtos de alto giro.

O estudo analisou quais itens ganharam ou perderam espaço no carrinho de compras do brasileiro, de 2016 para 2017.

A categoria que mais cresceu foi a de chá líquido, com uma elevação de 70%, seguido pelos complementos alimentares (44%). Nessa lista também entram o azeite e a água de coco.

Ao analisar o levantamento dá para perceber que os consumidores estão elevando hábitos alimentares saudáveis e têm preferido produtos menos industrializados. Além da saúde, a praticidade e o preço também contam na escolha.

Outro estudo feito pela Mintel, fornecedora de pesquisas de mercado, mostrou que, em 2017, 76% dos brasileiros dizem estar buscando reeducação alimentar.

O principal motivo para a mudança de hábitos, segundo o estudo, é o aumento da expectativa de vida, que só tende a crescer.

Muitas indústrias já sentiram no bolso o reflexo dessa mudança. Gigantes do setor, como Kraft Foods e Kellog’s, relataram queda no faturamento por conta da dificuldade de adaptação à mudança de hábitos alimentares dos consumidores.

No caso de fabricantes que atuam no Brasil, uma das principais dificuldades é justamente entender quem são, onde estão e o que consomem essas pessoas. A ideia é ampliar mercado e oferecer um mix de produtos personalizado e assertivo nos PDVs.

Para resolver o problema, indústrias alimentícias têm se beneficiado de informações coletadas por ferramentas de geomarketing, como o OnMaps.

Por meio da solução, encontram as melhores chances de positivação, atreladas ao potencial de consumo de seus produtos, perfil da população e hábitos de compra em todo o País.

Na sequência deste post, você descobrirá como utilizar os dados coletados pelo OnMaps para localizar consumidores com hábitos saudáveis.

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Identificando público com hábitos alimentares saudáveis

Algumas indústrias cometem um grande erro ao estudar as chances de penetração de seus produtos: ignoram o perfil do cliente final. Muitas vezes, essa análise fica a cargo do distribuidor indireto e do próprio comércio varejista, o que é um erro.

Uma empresa que conhece bem quem é e onde está o seu consumidor pode inserir produtos em PDVs de forma assertiva. A ideia é dar preferência aos comércios que atendam uma boa parcela de pessoas que consomem a mercadoria oferecida, com base em dados de mercado.

Classificar grupos de consumidores por estilo de vida é uma das maneiras mais eficientes de fazê-lo, pois reflete em compreender hábitos de consumo, inclusive o de alimentos tidos como saudáveis.

Aqui vai um exemplo: Grupos de pessoas que possuam estabilidade financeira, morem nos grandes centros e que pratiquem algum tipo de atividade física, tendem a priorizar o consumo de alimentos saudáveis.

Já as pessoas que residem distante do trabalho, sem muito tempo disponível para a prática de exercícios, geralmente preferem mercadorias de fácil preparo e que tenham bom custo-benefício –  o que via de regra foge à linha de produtos de linha saudável.

Para encontrar o seu consumidor com base no estilo de vida, o OnMaps oferece um módulo chamado Lifestyles, que divide milhões de brasileiros em 11 grupos e 40 segmentos. A informação vem de uma parceria com a Serasa Experian por meio da solução de segmentação, o Mosaic.


Exemplo de relatório do Lifestyles

Essa clusterização considera renda, faixa etária, carreira, padrões de consumo e muito mais, tudo a partir de estudos realizados por profissionais de marketing, estatística e antropólogos.

O Lifestyles ajuda no direcionamento de seus distribuidores para os PDVs com mais chance de positivação, na criação de mix de produtos mais aderentes e também na realização de merchandising no ponto de venda.

Cruzando dados sociodemográficos e mercadológicos

Assim como você pode utilizar os dados citados acima para priorizar alguns dos PDVs que já atende, o OnMaps possui outro módulo, o Enterprise, que auxilia na descoberta de potenciais clientes.

Com um banco de dados com mais de 18 milhões de CNPJs cadastrados e atualizados diariamente, essa funcionalidade permite encontrar leads altamente qualificados, por meio de filtros. Afinal, não é a quantidade, mas sim a qualidade das oportunidades que importa.

Você filtra empresas por porte, segmento, índice de operacionalidade, faturamento, entre outros critérios. Tudo fica georreferenciado, para facilitar a visão do mercado e a gestão de territórios de vendedores, representantes e distribuidores.

E o mais legal é cruzar as oportunidades mapeadas com as informações sobre a população brasileira. Lembra-se do Mosaic? Então. Unindo dados de consumo e potencias clientes, você garante produtividade para cada profissional de vendas, pois vão agir somente onde a possibilidade de conversão é alta.

Escolhendo PDVs em regiões com alto potencial de consumo

Indústrias que possuem linhas de produtos saudáveis têm ganhado cada vez mais espaço na lista de compras do consumidor, isso é fato. Mas ainda há muita oportunidade por aí.

Por isso, é fundamental que essas empresas consigam enxergar regiões onde há mais oportunidades para os produtos que oferecem.

Empresas alimentícias podem trabalhar com diversas possibilidades de potencial de consumo encontradas no OnMaps – ao todo são 20 categorias, que se ramificam em mais 97 subcategorias. As opções vão desde alimentação dentro do lar até gastos com medicamentos.


Amostra de potencial de consumo para alimentação fora do domicílio; quanto mais escura a área, maior é o seu potencial.

Basta subir a base atual de clientes na ferramenta e ativar a camada de potencial de consumo para a categoria desejada.  Assim, verifica-se, em mapas, a probabilidade de consumo das famílias na região selecionada: alta, média ou baixa.

As indústrias que realizam essa análise evitam que a força de vendas atue em territórios não tão rentáveis.

O geomarketing é essencial para mapear clientes

Como você pôde perceber, os hábitos alimentares saudáveis estão modificando o mercado, e as indústrias que não acompanharem essa transformação ficarão para trás.

Para evitar que isso aconteça, é muito importante estudar o perfil do seu consumidor e identificar em quais regiões ele se faz presente, para que, assim, possa ter uma ativação de produtos eficiente. Lembre-se que o sell in é tão importante quanto o sell out.

O OnMaps tem ajudado diversas indústrias a localizar o seu público-alvo e impulsionar as vendas.

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